Informações sobre Curso Técnico em Informática

OFERTA SEMANAL
As aulas iniciarão em 04 de março de 2024.
Serão oferecidas turmas no turno noite.
Aulas duas vezes por semana das 19:00 às 22:00.

O curso possui 1.200hrs.
Duração 3 semestres.

Parecer de Autorização CEED/RS n° 289/2023

Matriculas Abertas!

Ver Matriz Curricular

Você com o diploma de Curso Técnico em Informática


Mais informações

Campo de atuação de profissionais com Curso Técnico em Informática

O curso técnico em Informática é projetado para fornecer aos estudantes uma base sólida em tecnologia da informação e prepará-los para carreiras relacionadas à área de informática. O currículo inclui uma série de disciplinas que abrangem os seguintes tópicos:
Introdução à Informática: Uma visão geral dos conceitos básicos de informática, incluindo hardware, software, sistemas operacionais e redes de computadores.
Programação: Aprendizado de linguagens de programação, e desenvolvimento de habilidades de programação para criar aplicativos e software.
Sistemas Operacionais: Estudo de sistemas operacionais populares, como Windows, Linux ou macOS, e habilidades de gerenciamento de sistemas.
Redes de Computadores: Conceitos de redes, protocolos de comunicação, configuração de redes locais (LANs) e noções de segurança de redes.
Banco de Dados: Introdução a sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMS), modelagem de dados, linguagem SQL e administração de bancos de dados.
Desenvolvimento Web: Aprendizado de tecnologias web, como HTML, CSS, JavaScript e frameworks de desenvolvimento web, para criar sites e aplicações web.
Segurança da Informação: Noções de segurança cibernética, incluindo proteção contra ameaças, criptografia, autenticação e políticas de segurança.
Manutenção de Hardware: Diagnóstico e reparo de problemas de hardware de computadores, substituição de componentes e atualizações.
Administração de Sistemas: Gerenciamento de sistemas operacionais, servidores e ambientes de rede, incluindo tarefas de manutenção e monitoramento.
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis: Criação de aplicativos móveis para dispositivos Android e iOS.
Desenvolvimento de Jogos: Introdução ao desenvolvimento de jogos de computador, incluindo criação de gráficos, design de jogos e programação de jogos.
Ética e Legalidade: Questões éticas e legais relacionadas à tecnologia da informação, incluindo privacidade, direitos autorais e responsabilidade profissional.
Gestão de Projetos de TI: Princípios de gerenciamento de projetos de tecnologia da informação, incluindo planejamento, execução e controle de projetos.
Resolução de Problemas: Desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas relacionados à informática, incluindo solução de bugs e diagnóstico de problemas.
Empreendedorismo em Tecnologia: Tópicos relacionados à criação de startups de tecnologia e empreendedorismo na área de informática.
Tendências em Tecnologia: Exploração das tendências atuais e futuras em tecnologia da informação, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem.
O curso técnico em Informática proporciona aos estudantes as habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar em uma variedade de cargos relacionados à tecnologia da informação, como programadores, analistas de sistemas, técnicos de suporte, administradores de redes, desenvolvedores web e muito mais. Também prepara os alunos para continuarem sua educação na área de informática, se desejarem buscar um diploma universitário.

O mercado de trabalho para formandos em Curso Técnico em Informática

Os técnicos em Informática são profissionais altamente versáteis e podem encontrar oportunidades de emprego em uma ampla variedade de setores e ambientes. Aqui estão alguns dos lugares onde um técnico em Informática pode trabalhar:

Empresas de Tecnologia da Informação (TI): Muitos técnicos em Informática encontram emprego em empresas de TI que oferecem serviços de suporte técnico, desenvolvimento de software, administração de redes e consultoria em TI.
Departamentos de TI de Empresas: Empresas de todos os setores têm departamentos de TI internos que contratam técnicos em Informática para gerenciar a infraestrutura de tecnologia e fornecer suporte técnico aos funcionários.
Empresas de Software: Empresas de desenvolvimento de software empregam técnicos em Informática para programar, testar e dar suporte a aplicativos e sistemas de software.
Empresas de Hardware: Fabricantes de hardware de computador, como computadores pessoais, servidores e dispositivos móveis, contratam técnicos em Informática para trabalhar em suporte técnico e serviços de manutenção.
Empresas de Telecomunicações: Empresas de telecomunicações contratam técnicos em Informática para gerenciar redes de telecomunicações, resolver problemas de conectividade e manter sistemas de comunicação.
Empresas de Consultoria em TI: Empresas de consultoria em TI contratam técnicos em Informática para prestar serviços de consultoria a outras empresas, ajudando-as a otimizar suas operações de TI.
Educação: Escolas, faculdades e universidades empregam técnicos em Informática para administrar redes de computadores, laboratórios de informática e fornecer suporte técnico aos alunos e professores.
Hospitais e Instituições de Saúde: O setor de saúde contrata técnicos em Informática para gerenciar sistemas de registros médicos eletrônicos, sistemas de imagem médica e outras tecnologias relacionadas à saúde.
Setor Financeiro: Bancos e instituições financeiras empregam técnicos em Informática para manter sistemas de transações financeiras seguras e eficazes.
Indústria de Entretenimento: Estúdios de animação, empresas de jogos de vídeo, estúdios de cinema e outras empresas do setor de entretenimento contratam técnicos em Informática para desenvolver software e gerenciar a infraestrutura de TI.
Empreendedorismo: Alguns técnicos em Informática optam por iniciar seus próprios negócios de prestação de serviços de TI, oferecendo suporte técnico, desenvolvimento de software ou consultoria em tecnologia.
Órgãos Governamentais: Agências governamentais em níveis municipal, estadual e federal empregam técnicos em Informática para gerenciar sistemas de informação, redes e segurança cibernética.
Mídias e Comunicação: Empresas de mídia, como jornais, emissoras de televisão e sites de notícias, contratam técnicos em Informática para manter sites, sistemas de publicação e redes de distribuição de conteúdo.
Setor de Varejo: Grandes redes de varejo empregam técnicos em Informática para gerenciar sistemas de ponto de venda (PDV), inventário e comércio eletrônico.
Setor de Transporte e Logística: Empresas de transporte e logística usam tecnologia da informação para rastrear mercadorias, gerenciar rotas e otimizar operações, o que cria oportunidades para técnicos em Informática.
Devido à crescente dependência da tecnologia da informação em todas as áreas da economia, a demanda por técnicos em Informática é sólida, e as oportunidades de carreira são variadas. Os técnicos em Informática desempenham um papel fundamental na manutenção e no avanço das operações de tecnologia da informação em diversas organizações.

Por que estudar na ETCR?

A Escola Técnica Cristo Redentor tem como missão ser uma escola de referência na formação média e técnica de qualidade. Nosso objetivo é grandioso: superar as expectativas do mercado de trabalho Desde 1997 inova oferecendo cursos que demandam profissionais bem qualificados, sempre orientada pelos princípios da responsabilidade, do cuidado e da qualidade. Além de uma estrutura bem equipada, com laboratórios para aulas práticas e salas de aula confortáveis, a ETCR orgulha-se de seus campos de estágio e excelentes colocações de seus alunos no mercado de trabalho.

Estrutura única e diferenciada

Um ponto fundamental para sucesso é o investimento permanente em atualização curricular e laboratórios técnicos. Temos uma preocupação em especial na parte de experimentação e práticas, onde investimos em laboratórios (incluindo uma cozinha semi-industrial completamente equipada) atualizados, elaboração de matrizes curriculares diferenciadas em relação ao mercado e uma criteriosa seleção de professores, para que estes agreguem não só conhecimento acadêmico, mas também conhecimento prático. Aqui na ETCR muitas de nossas salas são equipadas para aulas tanto praticas, quanto teóricas, porque para nós o melhor investimento é o conhecimento!