Atendimento
Atendimento

Veja as últimas informações

23/04/2019

Curso Técnico em Segurança do Trabalho: salário, o que faz e vagas no mercado

Quando pensamos em profissões que valorizam acima de tudo o amor pela vida, atenção ou meticulosidade, os primeiros cursos que nos vem à mente são os da área da saúde.

E se te dissermos que o curso Técnico em Segurança do Trabalho requer tudo isso e muito mais?

Provavelmente você já se deparou com aquelas placas enormes, principalmente em obras de construção, que quantificam os dias, em que no local, não ocorrem acidentes de trabalho.

Pois é. É esse o profissional, juntamente com toda uma equipe capacitada, que garante a proteção dos trabalhadores na execução do serviço. E não só em obras! Qualquer lugar que ofereça riscos ao colaborador deve ser assistido pelo Técnico em Segurança do Trabalho, dando-lhe assim ampla área de atuação no mercado de trabalho.

Hoje vamos abordar detalhes da profissão como salário, legislação, áreas de atuação e principais atribuições, assim como ofertamos esse curso na ETCR. O conteúdo está imperdível! Vem, confere aqui.

 

Legislação e salário

O curso está inserido no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e segundo a Lei Nº 7.410/1985, a execução da profissão é permitida aos que possuem certificado de conclusão em escolas profissionalizantes registradas no MEC e registro profissional no órgão responsável.

Cada cidade/estado possui o seu, sendo o do Rio Grande do Sul representado pelo SINDITESTRS

De acordo com dados fornecidos pelo MTE/CAGED a média praticada no salário admissional em Fevereiro de 2019, no RS, foi de R$ 2.231,70, sendo a do ano de 2019, R$ 2.300,99 - dados de janeiro e fevereiro. (Os valores variam de acordo com o segmento empresarial)

 

Campo de atuação e principais atribuições

Já comentamos aqui! As áreas de atuação do profissional não são nada limitadas. Além de existirem concursos públicos na área, ele ainda pode trabalhar em setores privados como:

  • Indústrias 
  • Hospitais
  • Construção civil 
  • Portos e aeroportos 
  • Centrais de logística e comércios 
  • Instituições de ensino 
  • Empresas e consultorias para capacitações em segurança do trabalho, dentre outros.

As principais atribuições do técnico são:

  • Elaborar procedimentos segundo o grau de risco e insalubridade oferecido pela empresa
  • Promover programas, eventos e capacitações com fins educativos aos colaboradores e gestão da organização
  • Analisar os métodos e os processos laborais
  • Identificar fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças consequentes do mesmo e presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador
  • Produzir relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador
  • Indicar, solicitar e inspecionar equipamentos de proteção coletiva e individual contra incêndio
  • Divulgar normas de procedimentos de segurança e higiene ocupacional

 

O curso na ETCR

Nosso curso é dividido em 3 etapas, cada uma com 400h/aula cada, totalizando as 1200h requeridas pelo MEC. As aulas iniciam no segundo semestre, Agosto/2019 e são ofertadas no período da noite.

Na matriz curricular é possível encontrar matérias como “Relações Humanas e Mercado de Trabalho”, “Atendimento Básicos de Primeiros Socorros” e “Legislação aplicada”.

Para mais informações sobre as matérias abordadas, conheça nossa matriz curricular por meio do link: Matriz Curricular ETCR – Técnico em Segurança do Trabalho ou confira a página do curso por meio do link.

 

Inscrições abertas

E aí, gostou do curso? Infelizmente, as matrículas do primeiro semestre já encerraram... porém, muita calma nessa hora! As do segundo semestre iniciam agora! Realize o seu sonho de começar a estudar ainda nesse ano.

Temos em nosso catálogo 13 cursos reconhecidos pelo MEC, especializações e cursos de qualificação profissional. Contamos com professores altamente qualificados, sua nota do ENEM vale como desconto na matrícula, dentre outras diversas vantagens! 

Para mais informações sobre os dias das aulas e o investimento a ser feito entre em contato pelo Messenger, WhatsApp (51) 98609.6828 ou clicando aqui.

Boa sorte na escolha, estamos torcendo pelo seu sucesso!