X

Procurando Cursos Técnicos ou Cursos de Graduação?
PREENCHA O FORMULÁRIO QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Atendimento
Atendimento

Veja as últimas informações

20/03/2019

Conheça mais sobre o curso técnico em Análises Clínicas

Os testes e análises laboratoriais não são feitos sozinhos. É, por trás daquele seu exame de sangue pode ser que um profissional, mais precisamente o Técnico em Análises Clínicas, tenha trabalhado até chegar ao resultado que você tem em mãos.

Ele está lá, um pouco escondido da gente, mas tem um trabalho importantíssimo dentro de onde quer que ele esteja exercendo sua profissão. Por ser uma área da saúde, o curso envolve muita química, biologia, hematologia, dentre outras campos relacionados. 

Você provavelmente verá o técnico atuando em laboratórios, usando luvas, EPI’s, seguindo rigorosamente protocolos e critérios... Ah, assim ficamos apaixonados! 

Mas calma hein? Antes de se inscrever no curso vem ver essas informações que separamos sobre ele, com certeza vão te ajudar a fazer a escolha correta. Confira! 

 

Áreas de atuação e principais atribuições

Os profissionais dessa área podem trabalhar em diversos campos, como nos seguintes locais:

  • Postos ou clínicas de saúde
  • Hospitais privados ou públicos
  • Laboratórios de análises clínicas
  • Laboratórios de pesquisa em instituições de ensino 
  • Indústrias do setor de cosméticos, alimentício ou farmacêutico.

Segundo o Conselho Federal de Farmácia, as principais atribuições do técnico são:

  • Coletar o material biológico empregando técnicas e instrumentações adequadas para testes e exames de Laboratório de Análises Clínicas
  • Atender e cadastrar pacientes
  • Proceder ao registro, identificação, separação, distribuição, acondicionamento, conservação, transporte e descarte de amostra ou de material biológico
  • Preparar as amostras do material biológico para a realização dos exames
  • Auxiliar no preparo de soluções e reagentes
  • Executar tarefas técnicas para garantir a integridade física, química e biológica do material biológico coletado, dentre outras atividades. Você pode conferi-las aqui no link!

 

Salário médio e órgão fiscalizador

Amostrados um total de 10.552 salários no período de 06/2018 até 01/2019, segundo o site Salário.com.br, que toma como base dados do MTE/CAGED, o salário médio nacional é de R$ 1.775,77 com uma  jornada de trabalho de 39h/semanais

Já em Porto Alegre – RS o salário médio do técnico é de R$ 2.616,50 com uma jornada de trabalho de 36h/semanais. A amostragem teve o total de 60 salários no período de 06/2018 até 01/2019.

Para que o profissional possa exercer plenamente sua profissão é necessário que ele/a conclua o curso técnico de Análises Clínicas em uma escola reconhecida pelo MEC e se registre como técnico junto ao CRF (Conselho Regional de Farmácia) de seu estado. 

 

O curso na ETCR

Nosso curso tem duração de 4 semestres (1600h) e turnos no período da manhã e da noite. 

Como o próprio curso técnico exige temos muitas aulas práticas em laboratório com a finalidade de realmente capacitar o aluno para o mercado de trabalho e deixá-lo seguro a respeito de suas habilidades.

Em nossa matriz curricular é possível encontrar matérias como “Anatomia e Fisiologia Humana”, “Hematologia” e “Bioética e Controle de Qualidade”.

Para mais informações sobre as matérias abordadas, conheça nossa matriz curricular por meio do link: Matriz Curricular ETCR – Técnico em Análises Clínicas ou confira a página do curso por meio do link.

 

Inscrições abertas

Olha, você vai ter que correr! As matrículas estão abertas até dia 18 de Agosto.

As nossas matrículas ainda estão abertas, por isso não perca mais tempo e venha fazer parte dessa equipe também! 

Para mais informações sobre os dias das aulas e o investimento a ser feito entre em contato pelo Messenger, WhatsApp (51) 98609.6828 ou clicando aqui.

Sucesso para você!