X

Procurando Cursos Técnicos ou Cursos de Graduação?
PREENCHA O FORMULÁRIO QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Atendimento
Atendimento

Veja as últimas informações

16/01/2019

Cursos técnicos aumentam chance de vaga no mercado de trabalho

A necessidade de profissionais que sejam qualificados para exercer um certo tipo de ofício faz surgir os cursos técnicos. Segundo dados do IBGE de 2017, 56,6 milhões de pessoas estavam aptas a frequentar um curso técnico de nível médio no Brasil, sendo que desse total, apenas 3,5% estavam frequentando o curso, o equivalente a quase 2 milhões de pessoas.

Pode parecer muito, mas ao distribuir esse número pelas regiões do Brasil ele ainda representa uma pequena parte da população brasileira que opta por esse caminho, comparada por exemplo à taxa que varia de 30% a 50% nos países europeus como Portugal e Espanha.

 

Mercado de trabalho: taxa de aceitação

Existem cursos que certamente são os mais procurados, o que aumenta também a concorrência em relação à postos de emprego.

Em São Paulo, a maioria dos alunos, 70%, que realizaram o curso técnico conseguiram um emprego após o primeiro ano depois da escola, conforme mostra a reportagem feita pelo Jornal Nacional (JN) (Curso técnico aumenta chance de uma vaga no mercado de trabalho).

Essa rapidez se deve, além do fato da diversidade de setores em que se trabalhar, também ao fato de que a maioria das matrizes curriculares dos cursos contemplam estágios supervisionados como parte do aprendizado, o que integra os alunos no mercado de trabalho, e o que não impede também, é claro, que o próprio aluno ingresse antes em algum estágio, ainda que no começo do curso.

 

As vagas de emprego

Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelam ao todo, no ano de 2018, quee houve crescimento de 719.089 empregos. Então porque há tantas reclamações quanto à falta de emprego para técnicos?

É preciso admitir que infelizmente há sim uma parte do mercado de trabalho que está saturada. Cada curso atua de maneira diferente e como mostramos, existem aqueles em que a concorrência por vagas é maior.

Mas isso não acontece apenas com os técnicos: os diferentes níveis de formação encontram dificuldades como a desvalorização de profissionais por meio de salários inferiores aos mínimos estabelecidos, falta de seleções de profissionais realizadas com seriedade beneficiando apenas aqueles que possuem “contatos” na área, até a falta de vagas na região em que o profissional mora.

Porém, é preciso reconhecer, ao menos no meio técnico, que são diversas as possibilidades de trabalhar em diferentes setores, que podem contemplar desde áreas particulares como consultórios ou empresas empreendedoras, até o setor público, como revela a crescente oferta de concurso público para cursos técnicos. (Veja mais informações aqui: concurso público para Curso Técnicos).

Nós, porém, futuros ou já profissionais do ramo não podemos cruzar os braços no sentido de deixar de se especializar, parar de procurar novas alternativas, deixar de estender nossos horizontes quanto ao fato de trabalhar em outro lugar ou até em outro setor. Mesmo em épocas de crise é preciso lembrar que a educação e o conhecimento nos ajudam a alcançar novos patamares. É um investimento.

 

Inscrições abertas

Atualmente a ETCR oferta 13 cursos técnicos. Caso você tenha interesse em fazer algum curso, vem para a ETCR! Estamos com as matrículas abertas!

Para mais informações sobre os dias das aulas e o investimento a ser feito entre em contato pelo Messenger, WhatsApp (51) 986.096.828 ou clicando aqui!

Estamos te esperando!