Procurando Cursos Técnicos ou Cursos de Graduação?
PREENCHA O FORMULÁRIO QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ!
Uma ótima oportunidade, tanto para aquele que tem experiência na área da saúde quanto para aquele que busca o seu primeiro emprego, a ocupação de cuidador de idosos foi uma das que mais cresceu no país na última década.
Com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pesquisas revelam que o número de profissionais teve um aumento de 547% quando comparadas as vagas de emprego entre 2007 e 2017.
A necessidade de cuidadores
O ritmo de vida do brasileiro está cada vez mais acelerado assim como a expectativa de vida tem aumentado.
Esses são os dois fatores que mais tem levado filhos e parentes de familiares idosos à procurarem alguém, qualificado o bastante, que possa acompanhar as atividades diárias de seu ente querido.
Quanto mais qualificação o cuidador possui, mais chances ele tem de ingressar e permanecer no mercado.
Tarefas que pertencem a funções legalizadas como fisioterapia, fonoaudiologia ou geriatria não são conhecimentos obrigatórios que os cuidadores devam possuir, mas é bom que tenham a noção básica deles pois isso também se traduz como um diferencial.
Além disso, clínicas e agências que contratem esse tipo de profissional buscam cuidadores que procurem se manter atualizados quanto ao que acontece em relação ao seu trabalho.
A rotina de um cuidador
A higiene e os cuidados com a saúde física e mental do idoso são os principais pontos levados em conta na rotina de um cuidador. Segundo o Ministério da Saúde as tarefas são as seguintes:
Regulamentação da profissão
O projeto ainda não foi ao plenário, porém a comissão de assuntos sociais do Senado aprovou a profissão de cuidados de idosos, pessoas com deficiência e doenças raras.
A profissão é regulamentada no MEI (microempreendedor individual), assim existe a opção de o cuidador trabalhar para clínicas ou agências especializadas com a carteira assinada.
Como a profissão ainda não é regulamentada a carteira de trabalho é assinada como “doméstico”, quando o trabalho acontece em domicílio. O trabalhador não deixa de ganhar seus direitos trabalhistas.
Onde se matricular
A ETCR conta com diversos cursos técnicos que podem ajudar você a ingressar ou alavancar o seu perfil profissional no mercado de trabalho.
O curso de qualificação profissional Atendimento e Cuidados com idosos está com as vagas abertas: maiores de 18 anos que possuam o ensino médio completo podem se inscrever.
A carga horária do curso possui 60h e instrui o aluno nos conhecimentos de como atender e cuidar e de idosos, garantindo ensino de qualidade ao que ingressa no mesmo.
Se você tem interesse em fazer o curso vem para a ETCR! O que você está esperando? Já estamos com as matrículas abertas!
Para mais informações sobre os dias das aulas e o investimento a ser feito entre em contato pelo Messenger, WhatsApp 51 986.096.828 ou clicando aqui!
Sucesso, um forte abraço!