Atendimento
Atendimento

Veja as últimas informações

04/01/2017

Cursos técnicos aumentam a chance de conseguir emprego

Investir na formação de técnicos significa aumentar a produtividade, o que é essencial para o crescimento de qualquer país. No Brasil, o número de matrículas cresceu quase 70% de 2009 até 2014, segundo o Ministério da Educação, mas ainda é pouco.

Um estudo do Senai mostra que profissionais que têm o ensino técnico são menos demitidos e que 70% conseguem emprego logo que se formam. A pesquisa apontou as ocupações técnicas que criaram mais vagas do que fecharam de 2014 a 2015. As cinco principais foram técnico em monitoramento e suporte de computadores; desenvolvimento de sistemas; mecânicos de manutenção e instalação de ar condicionado; técnicos de alimentos e técnicos do vestuário.

 

Técnicos na Europa

Os países da Europa são os que mais valorizam a educação profissional. A média geral da União Europeia é que 49,9% dos jovens do ensino médio fazem educação profissional. Quanto mais desenvolvido o país, o percentual é maior. É o caso da Áustria, onde esse número chega a 76,8% ou da Alemanha, com 51,5%. Em Portugal, 38,8% dos jovens do ensino médio já fazem um curso profissionalizante.

Ao completar o ensino médio, os britânicos escolhem entre dois caminhos muito comuns. O mais tradicional é tentar entrar para a faculdade, estudar aquilo que ama para, depois, encarar o mercado de trabalho. A alternativa é se inscrever em um curso de aprendizagem para ganhar experiência profissional e já começar a receber um salário. Essa opção é estimulada pelo governo, que pretende criar 500 mil novas vagas por ano até 2020.

 

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/08/curso-tecnico-aumenta-chances-de-conseguir-vaga-de-emprego.html