X

Procurando Cursos Técnicos ou Cursos de Graduação?
PREENCHA O FORMULÁRIO QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Atendimento
Atendimento

Veja as últimas informações

02/03/2018

Mão na Massa quebra tabu da formação em EAD

Competidores se superam nas provas do primeiro dia do primeiro reality universitário de Gastronomia do Brasil e são elogiados por especialistas

 

“Quebramos o mito de que a EAD não ensina”. Foi assim que o estudante de Gastronomia Roberto Bellini Costa dos Santos (43) avaliou o primeiro dia de provas do reality universitário de gastronomia Mão na Massa. Aluno da Educação a Distância da Unicesumar em Roraima, Beto, como é conhecido, emocionou os outros 23 participantes do reality ao enfatizar a qualidade da formação em EAD, testada nas duas primeiras provas da competição: PF Conceitual e Harmonização de Massas e Vinhos.

“É uma emoção muito grande para nós, alunos da EAD, conhecer pessoalmente os professores e tutores que só conhecemos pela internet. É muito bom poder abraçar e dizer que eles fizeram a diferença na nossa formação profissional”, destacou Viviane Costa (54), de São Paulo. “Começamos nivelando a competição por cima. Se o começo foi assim, imagino o que será a final”, completou Hannison Felipe (28), aluno do polo de EAD da Unicesumar em Barreira (BA).

A principal prova do primeiro dia do Mão na Massa foi a de harmonização de massas com vinhos. Durante o dia, os 24 competidores participaram de dois workshops sobre os temas, um com o sommelier e professor de Enologia William Máximo e outro com o chef e professor de Cozinha Clássica Alexandre Gimenez.

A prova começou com a escolha dos vinhos. Cada uma das seis equipes elegeu um representante para a escolha do vinho que seria usado na prova. A equipe Alecrim escolheu um Sangiovese italiano, que harmonizou com um pappardelle fino ao molho de ragu de calabresa. A Capim Santo harmonizou um Sauvignon Blanc chileno com capeletti recheado com ricota e salmão defumado, ao molho Alfredo. A equipe Flor de Sal combinou um Gewürztraminer francês com pappardelle com limão siciliano na massa ao molho Alfredo.

A equipe Açaí escolheu um Torrontés argentino que foi harmonizado com ravióli recheado com gorgonzola e castanhas do Pará. A Manjericão harmonizou um Carménère chileno com talharim ao molho sugo rústico e manjericão. A equipe Pimenta escolheu um Chardonnay chileno para harmonizar com agnolotti recheado com brie, damasco e castanha do Paraná ao molho bechamel.

O júri da prova foi formado pelos professores William Máximo e Alexandre Gimenez e pelos chefs Alex Lopes e Matheus Nicolosi, do AM Gastronomia, buffet de eventos de Maringá. Todos os pratos e harmonizações foram avaliados e as equipes receberam os feedbacks dos jurados, mas as notas só serão reveladas no final da competição.

“Todos os participantes estão mergulhados de corpo e alma na competição. Nesse primeiro dia foi muito bom ver que nossos alunos estão recebendo uma formação de qualidade e conseguem praticar na cozinha tudo que aprendem nas aulas, tanto no Presencial, quanto na EAD. Eles estão demonstrando muito conhecimento técnico e souberam aplicar isso nas provas do primeiro dia”, avaliou o professor Vinícius Pires Martins, coordenador do Mão na Massa.

Muitos alunos de Gastronomia do campus sede da Unicesumar acompanharam na noite de segunda-feira a prova de harmonização de massas com vinhos. “Queremos que esses alunos vejam a prova da competição, que será a primeira de muitas, e se animem para os próximos desafios que serão lançados”, completou o coordenador do reality.

O Mão na Massa reúne 24 estudantes de Gastronomia da Unicesumar dos polos de EAD de 12 Estados brasileiros e do Distrito Federal, além de acadêmicos de dois dos quatro campi da instituição no Paraná (Maringá e Ponta Grossa). Esse é o primeiro reality universitário de gastronomia do Brasil. A competição começou na última segunda-feira (26 de fevereiro) e terá a sua prova final na noite da próxima sexta-feira (02 de março). O Mão na Massa está sendo realizado no campus sede da Unicesumar, em Maringá (PR).

Os integrantes das três melhores equipes receberão premiações especiais e os membros do grupo campeão ganharão bolsa integral para um dos dois cursos de pós-graduação em Gastronomia da Unicesumar: Gastronomia Funcional e Natural ou Gestão Estratégica em Negócios Gastronômicos.

Para saber mais, acesse o site www.unicesumar.edu.br/maonamassa/

Acompanhe o programa através do canal da Unicesumar no YouTube: https://goo.gl/MghXau

 

Aproveite os descontos que o Polo Zona Norte – EAD Unicesumar está oferecendo para ingressar agora, no curso de GASTRONOMIA.

Entre em contato conosco agora pelo fone 51 3375-3000 ou whatsapp 51 98449-6112.