X

Procurando Cursos Técnicos ou Cursos de Graduação?
PREENCHA O FORMULÁRIO QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM VOCÊ!

Atendimento
Atendimento

Veja as últimas informações

21/02/2018

Metodologia Híbrida é na Unicesumar!

O que acontece quando juntamos o melhor da EAD com o melhor do ensino presencial e criamos um modelo inovador de graduação? A resposta é a Metodologia Híbrida!

Nunca ouviu falar? Então prepare-se para conhecer essa modalidade da Unicesumar Polo Zona Norte que promete revolucionar a educação.

O termo “metodologia híbrida” vem da expressão inglesa “blended learning” e se refere a cursos que conciliam algumas características da EAD – como a flexibilidade e o acesso remoto a aulas e recursos didáticos – com a excelência do ensino presencial.

Em outras palavras, nessa modalidade, aulas e materiais virtuais são intercalados com atividades presenciais e em grupo! O próprio cronograma semanal é dividido em interações virtuais e encontros com a turma e tutores.   

Funciona assim: a partir do que aprendeu no ambiente virtual, você faz sua pesquisa individual e resolve os exercícios passados. Já no encontro, você interage com tutores facilitadores e colegas de curso na criação de projetos, na resolução de problemas e em estudos dirigidos.

Mas isso não é tudo; há, ainda, aulas de laboratório. É interessante notar que, em todos esses encontros, as atividades desenvolvidas são planejadas e roteirizadas pelos professores de cada disciplina, mesmo que os encontros ocorram nos polos, e eles estejam na sede da instituição de ensino.

A metodologia híbrida foi projetada para possibilitar uma formação mais completa, interativa e personalizada. Essa modalidade de ensino representa uma abordagem diferenciada, especialmente porque emprega metodologias ativas de aprendizagem.

O objetivo é formar profissionais capacitados a lidar com os desafios de um mercado cada vez mais tecnológico e exigente. Atualmente, essas profissões exigem muito mais do que uma carga teórica pré-determinada aliada a avaliações rotineiras. Na verdade, a teoria aprendida deve sempre estar aliada a uma boa dose de vivência prática para que o estudante desenvolva várias competências técnicas e comportamentais.

Por que a metodologia híbrida é revolucionária? Porque ela agrupa as melhores características de duas principais modalidades de ensino: presencial e EAD. Assim, a aprendizagem torna-se mais dinâmica e significativa para os alunos.

Esta modalidade de ensino é voltada para cursos de graduação e profissões fortemente influenciadas pelo avanço tecnológico, como as Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Mecatrônica. Através das metodologias ativas, os alunos destes cursos são incentivados a assumir uma postura proativa e crítica em relação a sua formação.

A metodologia híbrida respeita a aprendizagem individual e também busca engajar os estudantes em uma prática coletiva e colaborativa.

Quer fazer parte desse time de profissionais líderes em seus segmentos? Então conheça a metodologia híbrida da Unicesumar Polo Zona Norte!